Cultura



Religião:no Panamá a maioria da população é Católica Romana com (67%), depois 19% são protestantes e resto são de outras religiões.

Culinária: No Panamá a vários tipos de culinária, como nos diversos tipos de arroz, carnes, sopas, aves, mariscos, algumas comidas são Arroz com Bacalhau, Picado de carne,Peixe recheado

Festas:No Panamá temos como festas o carnaval,Cristo Negro de Portobelo, no dia 21 de outubro,Feira das Flores e do Café de Boquete no mes de abril

Vestimenta:Uma das roupas usadas no Panamá é um dos simbolos do país que o é vestido nacional chamado Pollera

Musicas:O Panamá possui vários musicas típicas como ‘Eliza’ do grupo COLAQUITO CORTÉZ,Me sinto feliz(me sieto feliz) por ERIC CEDEÑO

Literatura:Alguns exemplos de literatura panamenha por Escritores do Panamá

Santiago Anguizola

Obras Rayos de Luna 1933, Soy Chiricano 1959, Morena 1946 poesia

Lucas Barcenas

Obras – contos La Flor, Um chombo, Los diez Velas del Santo

Ana Isabel Illueca 1903-1994

Obras – Poesias Arribo, Si Yo Fuera Hombre, Chola

Curiosidades:O Canal do Panamá tem 82km de comprimento que corta o istmo do Panamá., ligando os Oceanos Atlântico e o Pacífico.O Canal tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no Atlântico. Todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários. O lado do Pacífico é 24 cm mais alto do que o lado do Atântico, e tem marés muito mais altas.O lago Gatún fica 26m acima do nivel do mar que é alimentado pelo rio Chagres .

No lado Atlântico, as portas maciças de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma, mas são tão bem contrabalançadas que um motor de 30 kW é suficiente para abri-las e fechá-las. Do lago Gatún, o canal passa pela falha de Gaillard e desce em direção ao Pacífico, primeiramente através de um conjunto de eclusas em Pedro Miguel, no lago Miraflores, a 16,5 m acima do nível do mar, e depois através de um conjunto duplo de eclusas em Miraflores.

A cultura do Panamá é uma mescla das tradições espanholas, africanas, ameríndias e estadunidenses.A arte é uma mistura interessante com muita expressâo no artesanato muito variado, incluindo trabalhos indígenas como molas, têxteis, cerâmica, máscars e jóias ; e no folclore principalmente com seus trajes como a Pollera que as mulheres usam ou os Tembleques para os homens., passando também pela arquitetura.A música é variada desde a salsa, calypso,jazz, reggae, heavy metal, clássica e também na literatura. Nas cidades existem vários museus onde se pode apreciar a apaixonante cultura escondida por detrás de seus muros. Os mais fascinantes espetáculos teatrais têm lugar no Centro de Convenções ATLAPA na cidade do Panamá. Existem, por outro lado, 28 salas de cinema. O primeiro filme panamenho foi "Quando morre a ilusão", filmado em 1949 e o primeiro colorido, "Ileana, a Mulher", do ano 1960.


17 comentários:

Anônimo disse...

Achei bem interessante, me ajudou bastante a fazer meu trabalho, meu seminário de espanhol sobre o Panamá. Obrigado.

Anônimo disse...

Achei muito bom . Tive que fazer trabalho de espanhol sobre esse estado e deu muito bom. E.E.E.M ANA NERI RS

Anônimo disse...

muito completo e simples me ajudou muito para concluir um trabalho

Anônimo disse...

Me ajudou,também irei fazer um trabalho sobre esse país e,é amanhã!

Anônimo disse...

muito bom! me ajudou em um trabalhoo!!!!!!!!!!!!!!!!!

RayMaisa disse...

Me ajudou demais em um trablaho sobre o Panamá! VALEU AÍ!

Unknown disse...

Me ajudou no trabalho de geografia, as informações concretas me levou há uma boa nota em media. Obrigado

E.E Jardim Iguatemi 8ºD

Unknown disse...

Me ajudou muito

Anônimo disse...

ME ajudou muito com meu trabalho de geografia sobre o Panamá

Anônimo disse...

Aaeeeee me ajudou muito com meu trabalho!!!!!!!

Unknown disse...

nss isso me ajudou dms.Tive que fazer um trabalho do panma pq esta na copa do mundo ai me ajudou muitissimo!!!:3

Unknown disse...

Me ajudou no trabalho de geografia muito obrigado por me ajudar a entrar na media da escola 😂😂😂😂😂😂😂😂 t

Anônimo disse...

ME SALVOU no trabalho de geografia

Unknown disse...

Nossa me ajudou bastante no meu trabalho de Geografia!!!
Eu Indico!!!👏👏

Unknown disse...

nao mw ajudo pelo nenhum

Unknown disse...

Quais os
costumes do panama

Unknown disse...

Quais os
costumes do panama