Panamá

Capital: Cidade do Panamá.

Data de independência: Colômbia em 3 de novembro de 1903.

Maiores Cidades: Cidade do Panamá, San Miguelito, David, Colón.

Língua Oficial: Espanhol.

Forma de Governo: Capitalismo.

Moeda: Balboa.

Patrimônios da Humanidade: Reserva La Amistad, Fortificações de Portobelo e San Lorenzo, Parque Nacional Darien

Área: A área do Panamá é de 75.517km², esta entre as seguintes coordenadas:

7°12'07'' e 9°38'46'' de longitude Norte, 77°09'24'' e 83°03'07'' de latitude Oeste.

Fuso Horário: UTC – 5 (horário de Brasília –2 horas).

Clima: O clima do Panamá é tropical, suas noites não são geralmente quentes, mas frescas. Tendo uma temperatura média de 27 graus Celsius. No verão o Panamá tem a estação da seca que é em meados de dezembro. A estação chuvosa é maio até dezembro, que durante grande parte de um dia os raios de sol são quentes.

Hidrografia: Os rios do Panamá são abundantes em água, mas porém são curtos.Pertencem a vertente atlântica o Chiriquí, Palmera ,Coclé, Salado e o Chagres, que desemboca na grande lagoa de Gatún.Na vertente meridional, os rios já são maiores e passam paralelos à costa, o Sambu e o Cepo que desembocam no golfo do Panamá, também os que desembocam no san Miguel que são o Chucunaque e o Balsa

Geologia: Planícies costeiras aluviais; 2 cadeias montanhosas com picos vulcânicos (leste e oeste) cortando o país de norte a sul; vales profundos; colinas e o Canal do Panamá (centro); 1.023 ilhas no Atlântico e 1.518 no Pacífico.

Meio Ambiente-Fauna e Flora: No Panamá a flora é um paraíso de maravilhosas árvores e plantas que povoam o país, e explodem numa grande festa de cores entre os meses de abril e junho, destacando, acima de tudo, as acácias amarelas e rosadas, a ponciana roxa, a lagerstroemia e o jacarandá púrpura. A fauna, as selvas panamenhas são mundialmente reconhecidas, por acolher numerosas e magníficas espécies. Entre elas se encontram os macacos, onças, pumas, ocelotes, tatus, porcos do mato, tamanduás, coelhos, veados e outros animais nativos do trópico americano.

População: 2.845.647 de habitantes, densidade de 37/km² (estimativa).

Composição: eurameríndios 70%, ameríndios 20%, europeus ibéricos 10% (1996).

Nenhum comentário: